sábado, 6 de novembro de 2010

Web 2.0: análise de suas potencialidades pedagógicas

A necessária renovação dos recursos e das estratégias, utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, para gerar, discutir e compartilhar conhecimentos encontra um grande aliado nas ferramentas disponíveis na Web 2.0.
A Web 2.0 permite a construção coletiva de conhecimentos e o seu potencial na, ou para a, educação é, indiscutivelmente, maior do que a dos demais recursos tecnológicos. Apoiando-se na premissa de interatividade, onde os usuários deixam o papel de mero consumidor, de platéia, para o de ativo contribuinte na produção de conteúdos, de autor do conhecimento, participando na publicação e partilha de diversos formatos multimídia, produzindo os seus próprios arquivos. Dada a ampla participação dos usuários, as ferramentas da Web 2.0 são conhecidas como “sociais”, pois permitem a criação de redes sociais, tais como as de escritas colaborativas, comunicação online, compartilhamento de imagens, apresentações e criação de lista social.
O princípio de construção coletiva da informação encontra-se numa zona de convergência com os princípios das teorias de aprendizagem construtivistas, nas quais se propala a construção de conhecimento, onde o professor assume o papel de orientador/facilitador da aprendizagem. Portanto, as ferramentas da Web 2.0 têm a finalidade de auxiliar a colaboração entre os alunos e, nesse contexto, o professor passa a agir como mediador do seu uso.
Dentre as muitas ferramentas disponíveis pela web 2.0 destaco, neste texto, duas que oportunizam a troca e a construção de conhecimentos, coletivamente, são elas: Wiki e Docs. Wikispaces são espaços gratuitos que fomentam a participação e a criação de comunidades, possibilitando a criação de novas páginas, para publicação de artigos, resenhas de livros, planos de atividades, repositórios, postagem de mensagens e acompanhamento dos tópicos de interesse dos seus usuários. p.ex. http://webquest-uepa.wikispaces.com/ e /http://culturadigital.wikispaces.com/

O Google Docs promove o acesso, a criação, a edição e o compartilhamento online de documentos, apresentações, planilhas, formulários, desenhos e permite compartilhar com outros usuários.

9 comentários:

  1. Tânia!
    Parabéns por teres optado por essa ferramenta. Tenho certeza que com tua criatividade farás o melhor uso dela. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos comentários no meu blog.
    O seu está 10.
    Vou te seguir.

    ResponderExcluir
  3. Tânia, estou aguardando a publicação das demais tarefas. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli. Estou trabalhando nelas, mas, hoje, bateu-me uma insegurança "inesperada" com relação a qualidade de meu blog, esse fato atrapalhou um pouco a finalização das mesmas. Amanhã, farei uma última leitura e postarei. Agradeço o incentivo, valeu! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. tania,

    voce tem presença e carinho de amigo.

    o blog já tem uma qualidade assegurada: a gente passa por aqui para aprender com a sua generosidade.

    parabens

    ivany

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivany,
    Agradeço de coração, tuas palavras de carinho e incentivo, valeu!!! A tua atitude é própria de quem é generosa, assim a recíproca é verdadeira.
    Na certeza do seu sucesso.
    Abraços, Tânia

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu Blog!

    Parabens...você é nota 10!

    Abraços,

    Naty

    ResponderExcluir
  8. Oi Tânia!
    estou te seguindo e gostaria que se possível respondesse um questionário sobre blogs.
    Por favor, se aceitares, entre em contato pelo meu blog http://jmpesquisa.blogspot.com
    Mas ainda não responda o formulário porque estou melhorando as questões. Grata,
    Josete

    ResponderExcluir
  9. Hebreus cap 1

    1 HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

    2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

    3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

    4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

    5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

    6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

    7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.

    8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

    9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

    10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
    11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,

    12 E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.

    13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?

    14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

    ficou legal o seu blogger
    quando der visite o meu
    abraços

    ResponderExcluir