domingo, 13 de maio de 2012

A beleza da polinização

Nas belas imagens, capturadas neste vídeo, acompanhamos todo o processo de polinização, transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma, da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é o gameta masculino. Para que haja a formação das sementes e frutos é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino. 
A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).  A transferência de pólen pode ocorrer através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, esses fatores pode ser: vento, água, insetos, morcegos, aves.
Para atrair os agentes polinizadores bióticos as espécies vegetais oferecem recompensas, pólen, néctar, óleos ou mesmo odores, utilizadas na alimentação ou reprodução dos animais. Contudo, nem todos os animais que procuram as recompensas atuam como polinizadores efetivos, muitos visitantes são apenas pilhadores oportunistas, que roubam a recompensa sem exibir um comportamento adequado para realizar uma polinização eficiente.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prêmio Fundação Telefônica - Edição 2012


O Prêmio Internacional Educarede, Fundação Telefônica, através do programa Educarede, deseja facilitar aos docentes novas ferramentas, conhecimentos e métodos de trabalho para que estejam preparados para as mudanças que as Tecnologias da Informação e a Comunicação (TIC) provocam em nossa sociedade e nas novas gerações de estudantes, bem como nos métodos de ensino e aprendizagem. Vamos divulgar!!! Participe!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Futuratec

A videoteca do Canal Futura é um espaço no qual pode-se fazer o download de centenas de programas deste Canal, gratuitamente, na íntegra. Títulos como Globo Ciência, Globo Ecologia, Ética, Passagem Para, Mojubá, Um Pé de Quê e outros estão disponíveis no acervo. Montar um acervo na sua escola ou grupo de estudo, visando diversificar e ampliar os recursos pedagógicos utilizados com o objetivo de promover a aprendizagem significativa de conceitos científicos.