segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Universo do Letramento: a prática escolar a partir dos conceitos transmitidos pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo


No dia 17 de novembro, Barbara Cantanhede e Jhennyfer Silva, alunas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará - UEPA, desenvolveram, sob a minha supervisão, suas atividades de regência de classe, referente ao Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, na Escola Municipal Honorato Filgueiras, em uma turma de 4ª Série, no turno da tarde. Esta atividade integra o Projeto de Ação, por elas elaborado, sob o título “O Universo do Letramento: a prática escolar a partir dos conceitos transmitidos pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que tem como objetivo utilizar o conceito de letramento para organizar a prática escolar e aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem através da leitura e escrita. Na ocasião, foi apresentado aos alunos o livro A Reforma da Natureza, de Monteiro Lobato, sendo realizada uma análise exploratória junto com os alunos, tidos como parceiros em todo processo. Com base nesta análise, foram discutidas importantes questões como: a importância dos animais e plantas na natureza, em nossas vidas e, também, a interferência do homem na natureza. Segundo as autoras do projeto, essa análise contribuiria para aprofundar a reflexão e uma melhor compreensão da obra. Por fim, foram levantadas as seguintes questões: para que reformar a natureza? A natureza deveria ser reformada? E se você estivesse no lugar de Emília, o que você reformaria na natureza?
A avaliação da atividade deu-se longo das etapas considerando o envolvimento dos alunos na leitura e o compartilhamento de suas impressões.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oficina Pedagógica de Ciências da Natureza

A Oficina “Ciências da Natureza: a importância do registro para a construção do conhecimento no âmbito do ensino fundamental”, ministrada pela Prof.ª Tânia Roberta Costa de Oliveira, foi realizada no dia 27/10/2011, com a turma 8PGV1 de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, no Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/UEPA, com o objetivo de reconhecer a importância do desenho, dos textos instrucional e informativo, por meio do emprego de instrumentos heurísticos, para a construção do conhecimento em Ciências no âmbito do ensino fundamental.
Foram desenvolvidas as seguintes atividades: 1) Atividade de acolhida sob o título: Registro em Ciências Naturais com a apresentação do vídeo “Três atividades de registro em Ciências” da Nova Escola e, logo após, foram discutidas as modalidades de registro em Ciências; 2) Atividade de Conhecimento Específico sob o título: Registrar é preciso, onde foi levantada a seguinte questão de investigação: Qual a importância do registro na construção do conhecimento em Ciências?. Após exposição dialogada sobre Mapas Conceituais, foi realizada a leitura e discussão, em grupo, do texto “ A importância do registro em Ciências”, de Amanda Polato, e elaborado, em grupo, um Mapa Conceitual sobre as formas de registro em Ciências. As discussões envolveram a importância do desenho, do texto instrucional e do texto informativo para ensinar e aprender ciências; 3) Atividade de Despedida sob o título: Um mapa conceitual para as diferentes formas de registro nas Ciências da Natureza, com a exposição oral, em grupo, de mapas conceituais e depoimentos sobre a atividade. A avaliação se deu a partir da elaboração e apresentação de Mapas Conceituais, onde serão observados o desempenho no desenvolvimento da atividade, coerência e domínio do tema.