sábado, 6 de novembro de 2010

Web 2.0: análise de suas potencialidades pedagógicas

A necessária renovação dos recursos e das estratégias, utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, para gerar, discutir e compartilhar conhecimentos encontra um grande aliado nas ferramentas disponíveis na Web 2.0.
A Web 2.0 permite a construção coletiva de conhecimentos e o seu potencial na, ou para a, educação é, indiscutivelmente, maior do que a dos demais recursos tecnológicos. Apoiando-se na premissa de interatividade, onde os usuários deixam o papel de mero consumidor, de platéia, para o de ativo contribuinte na produção de conteúdos, de autor do conhecimento, participando na publicação e partilha de diversos formatos multimídia, produzindo os seus próprios arquivos. Dada a ampla participação dos usuários, as ferramentas da Web 2.0 são conhecidas como “sociais”, pois permitem a criação de redes sociais, tais como as de escritas colaborativas, comunicação online, compartilhamento de imagens, apresentações e criação de lista social.
O princípio de construção coletiva da informação encontra-se numa zona de convergência com os princípios das teorias de aprendizagem construtivistas, nas quais se propala a construção de conhecimento, onde o professor assume o papel de orientador/facilitador da aprendizagem. Portanto, as ferramentas da Web 2.0 têm a finalidade de auxiliar a colaboração entre os alunos e, nesse contexto, o professor passa a agir como mediador do seu uso.
Dentre as muitas ferramentas disponíveis pela web 2.0 destaco, neste texto, duas que oportunizam a troca e a construção de conhecimentos, coletivamente, são elas: Wiki e Docs. Wikispaces são espaços gratuitos que fomentam a participação e a criação de comunidades, possibilitando a criação de novas páginas, para publicação de artigos, resenhas de livros, planos de atividades, repositórios, postagem de mensagens e acompanhamento dos tópicos de interesse dos seus usuários. p.ex. http://webquest-uepa.wikispaces.com/ e /http://culturadigital.wikispaces.com/

O Google Docs promove o acesso, a criação, a edição e o compartilhamento online de documentos, apresentações, planilhas, formulários, desenhos e permite compartilhar com outros usuários.